Cumprimentos ano novo Presidente do Brasil

Escrito por no dia 22 de janeiro de 2023 em Sem categoria - Nenhum Comentário

Em data de 21.01.2023 – sábado – foi protocolado no Gabinete Pessoal da Presidência da República sob n. 0001000820/2023-96 com o recibo № 3903371 os cumprimentos pela posse e pedido de apoio e ação pela paz na Ucrânia ao Presidente Luís Inácio Lula Da Silva de parte do Congresso Mundial dos Ucranianos e Representação Central Ucramiano Brasileira.

20 de janeiro de 2023

Ao Senhor Luiz Inácio Lula da SilvaPresidente da República Federativa do Brasil

Assuntos: cumprimentos pela posse como novo Presidente da República Federativa doBrasil e apoio do Brasil à Ucrânia

Excelentíssimo Senhor Presidente da República,

O Congresso Mundial dos Ucranianos (CMU), que representa os interesses de mais de 20 milhões de ucranianos na diáspora em mais de 60 países, e a Representação Central Ucraniano Brasileira (RCUB), que representa mais de 600.000 ucranianos brasileiros, gostariam de expressar os sinceros cumprimentos por ocasião de sua posse como novo Presidente do Brasil em 1º de janeiro de 2023.

Agradecemos muito o cuidado e a atenção que o Brasil dedica à comunidade ucraniana. Temos a convicção de que, com a vossa liderança, o Brasil seguirá o caminho do desenvolvimento bem-sucedido e fortalecerá seu papel como líder regional e um dos influentes atores globais.

Ficamos profundamente chocados com o recente ataque hediondo e insidioso às instituições democraticamente eleitas do Brasil e expressamos o nosso total apoio e solidariedade às instituições constitucionais dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Seria uma honra encontrarmo-nos com a Vossa Excelência para demonstrar pessoalmente o respeito e o apoio por parte da comunidade ucraniana.

Sem dúvida, um dos principais motivos dos dramáticos acontecimentos de 8 de janeiro na capital do Brasil foi a convicção de uma parcela da sociedade de que a força bruta tem prioridade sobre a lei, o direito e os procedimentos democráticos. Essa é exatamente a ideia promovida pelo regime criminoso de Vladimir Putin na Rússia, que em 24 de fevereiro de 2022 desencadeou uma guerra brutal e não provocada de agressão em grande escala contra a Ucrânia. A razão para esta guerra imperialista é o desejo por parte de Moscou de desmantelar a ordem mundial baseada em regras e devolver o mundo à era dos impérios e “esferas de influência”, onde estados maiores e mais fortes decidem o destino de estados menores e mais fracos.

Somos profundamente gratos pela ajuda humanitária que o Brasil prestou à Ucrânia durante o ano de 2022, bem como pelo atendimento aos refugiados ucranianos. Ao mesmo tempo, conclamamos o Senhor Presidente e o governo do Brasil, para que em 2023 aumente-se a ajuda à Ucrânia e se forneça todo o possível apoio político e diplomático a Kyiv. Também pedimos o apoio ao plano de paz do presidente Volodymyr Zelensky, bem como a promoção de todas as iniciativas internacionais destinadas em levar à justiça o Estado agressor da Federação Russa por crimes cometidos contra o povo da Ucrânia.

O vosso apoio à Ucrânia e seu povo não apenas ajudará a interromper essa guerra brutal e restaurar a paz, mas também fortalecerá a autoridade do Brasil no mundo

Respeitosamente

,Congresso Mundial dos Ucranianos – CMU

Representação Central Ucraniano Brasileira – RCUB

Paul Grod

Presidente do CMU

Vitório Sorotiuk

Presidente da RCUB

Deixe um Comentário