Em 07 de julho de 2022 a Sociedade Ucraniana do Brasil – SUBRAS festeja o seu centenário de existência. Esse é um fato de grande significado para a comunidade ucraniana no Brasil. É nossa mais antiga sociedade constituída no Brasil pelos ucranianos aqui chegados que se encontra em plena atividade. Mantém um jornal também centenário, museu, escola do sábado, coral e grupo folclórico e realiza atividades culturais solenes.
Nascida no Distrito de Dorizon, no Município de Mallet, como União Ucraína no Brasil, transferiu sua sede para União da Vitória e depois para Curitiba quando passou a denominar-se União Agrícola Instrutiva. Nos primeiros tempos possuía filiais em vários municípios e tinha a preocupação com o apoio ao desenvolvimento econômico dos agricultores além da preservação das tradições e da cultura ucraniana. A União Agrícola Instrutiva de então foi o principal porta voz dos interesses sociais dos ucranianos. Em sua sede localizada a Rua Augusto Stelfeld, 795 mantinha quartos para os estudantes de descendentes de ucranianos que vinham fazer estudos universitários na Capital quando só na cidade de Curitiba existiam faculdades no Estado do Paraná. Dezenas e dezenas de jovens tiveram mais facilidade para concluir seus estudos universitários com o apoio de alojamento. O Grupo Folclórico Ucraniano Barvinok – com 91 anos de existência – serviu de inspiração e apoio para a formação de vários outros grupos folclóricos ucranianos no Brasil. A escola do sábado formou gerações e gerações de jovens no amor à cultura ucraniana. O Jornal Xliborob foi um importante veículo de comunicação para manter acessa a esperança e a luta por uma Ucrânia livre, soberana e Independente. O seu salão de festas serviu para momentos de alegrias, festejos, atos culturais e como cimento para solidificar os liames sociais dos ucranianos no Brasil.
Em 1985 quando se criou a Representação Central Ucraniano Brasileira – RCUB, entidade que representa todos os ucranianos no Brasil, foi em sua sede a reunião de fundação e até os dias de hoje ali se mantem o endereço como a sede oficial da representação dos ucranianos no Brasil. Foi principalmente na sede da Sociedade Ucraniana do Brasil que as delegações das altas autoridades do governo da Ucrânia foram recebidas pela comunidade após a Independência em 1991. Logo após a declaração de renovação da independência da Ucrânia, em outubro de 1991 recebia-se o Primeiro Ministro Vitold Fokin e comitiva em junho de 1992 a comitiva do Presidente da Verkhovna Rada Olexandr Moroz e comitiva.
A Sociedade Ucraniana do Brasil tem um legado importante para comunidade ucraniana no Brasil. Em um período em que muitas sociedades e clubes antigos desaparecem na Capital, a existência da entidade em plena atividade e desenvolvimento de projetos culturais de manutenção, desenvolvimento e preservação da cultura ucraniana no Brasil, na altura de um século de existência, merece ser festejada com grandes aplausos. Não façamos economia em fogos de artificio para comemorar tão significativa data. A Sociedade Ucraniana do Brasil é orgulho da comunidade ucraniana brasileira.
Многая Літа !
Viva o centenário da Sociedade Ucraniana do Brasil.
Vitório Sorotiuk
Presidente da Representação Central Ucraniano Brasileira.